Mais de 400 alunos da Escola Municipal Cantinho do Amor participam de projeto Alimentação Saudável – Prefeitura Municipal de Macapá

| Foto: Wellington Barros /PMM

Se você é uma mãe ou um pai que coloca na lancheira de seu filho, salgadinhos tipos chips, refrigerantes e biscoitos recheados, talvez não saiba que esses são alimentos ultraprocessados, e que fazem muito mal à saúde das pessoas. Para alertar a família e esclarecer aos estudantes sobre questões como essas, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), Cantinho do Amor, localizada na Zona Norte de Macapá, realizou nesta sexta-feira (22), a culminância do projeto Alimentação Saudável. A programação aconteceu no pátio da escola e reuniu mais de 400 alunos do 1º e 2º períodos.

A iniciativa faz parte do plano de ação da escola para este ano letivo, que busca conscientizar as crianças da importância de se alimentar de forma adequada, comer frutas, legumes, proteínas e outros alimentos não processados ou minimamente processados.

As professoras trabalharam afetuosamente na decoração do espaço, criando releituras das bancas de feiras, com frutas: melancia, manga, uvas, peras e maçãs. Tudo muito colorido para atrair a atenção das crianças.

A pequena Ayla Mirella, de 5 anos, estudante do 2º período, estava encantada com tudo e disse ter aprendido muito sobre a educação saudável.

Estudante Ayla Mirella | Foto: Mary Paes /PMM

Diretora da Emei Cantinho do Amor, Diane Valadares | Foto: Mary Paes /PMM

Para a gestora da escola, Diane Valadares, o projeto Alimentação Saudável é importante porque, tudo que as crianças aprendem, elas multiplicam no seio familiar. “As lições repassadas pelo projeto, por meio das brincadeiras e saberes sobre os alimentos, as crianças vão levar para dentro da casa delas. Elas vão ter ciência daquilo que faz mal à saúde e o que faz bem, e serão multiplicadoras desse conhecimento”, disse Diane.

“O cardápio servido nas escolas, segue as normas gerais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, complementou a diretora.

O PNAE é um eixo fundamental para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional dos estudantes em todo o país, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis de cada região.

| Fotos: Wellington Barros /PMM

Postagens Relacionadas

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...