Prefeitura orienta feirantes sobre manuseio adequado de produtos alimentícios – Prefeitura Municipal de Macapá

| Foto: Merlin Pires/PMM

Nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de Macapá, através do Departamento de Fiscalização e Controle de Alimentos da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de orientação sobre boas práticas e manipulação de alimentos na Feira Maluca, localizada no bairro Buritizal.

Atividade busca alertar os feirantes para os riscos de doenças transmitidas através da manipulação inadequada de alimentos.

A feirante Eliane Barbosa falou sobre a importância da atividade. “Muitas vezes a gente fica muito ocupado e não tem tempo para procurar essas coisas, é importante que eles venham e orientem sobre como cuidar melhor dos alimentos”, comentou Eliane.

Feirante, Eliane Barbosa | Foto: Merlin Pires/PMM

Vendedor de Açaí, Benedito Nascimento | Foto: Merlin Pires/PMM

As doenças transmitidas por alimentos podem ser causadas por contaminações químicas, físicas ou biológicas. A doença de chagas é um dos tipos de contaminação muito comum em açaí. Pensando nisso, Benedito de Freitas conta como faz o preparo do produto.

“Eu lavo uma vez, deixo escorrer bem a água, e depois lavo de novo, coloco no refrigerador a fruta e uso apenas água filtrada para fazer meu açaí”, explicou o vendedor.

Orientação sobre manuseio de alimentos na Feira Maluca | Foto: Merlin Pires/PMM

Orientação sobre manuseio de alimentos na Feira Maluca | Foto: Merlin Pires/PMM

Para manter os alimentos seguros e conservados, é importante seguir as seguintes orientações:

1 – Manter a limpeza

Lavar as mãos antes e durante o preparo de alimentos;Lavar as mãos após ir ao banheiro;Lavar e desinfectar todas as superfícies e equipamentos usados no preparo de alimentos.Proteja os alimentos de insetos, pragas e outros alimentos.

2 – Cozinhe completamente

Cozinhe completamente os alimentos, especialmente ovos, carnes, frango e pescados;Ferva os alimentos como sopas e refogados para assegurar que alcançaram 70° C;reaqueça completamente a comida cozida.

3 – Use água e temperos seguros

Utilizar água potável ou tratada para que ela seja segura para consumo;Selecione alimentos seguros e frescos.Lave as frutas e vegetais, especialmente se forem comidos crus;Para sua segurança, escolha alimentos já processados, como leite pasteurizado.

4 – Mantenha os alimentos a temperaturas seguras

Não deixe alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas;Refrigera rapidamente os alimentos cozidos ou perecíveis;Mantenha os alimentos cozidos quentes até serem servidos;Não descongelar alimentos a temperatura ambiente.

5 – Separar alimentos crus e cozidos

Use equipamentos e utensílios diferentes, como facas e tábuas de cortar, para manipular carne, frango, pescado e outros alimentos crus;Conserve os alimentos em recipientes separados para evitar contato entre crus e cozidos.

Durante o período de contato com os alimentos é importante não usar anéis, pulseiras e relógios, não tossir ou espirrar sobre os alimentos, ter as unhas cortadas e mãos bem lavadas, usar roupas limpas, cabelos devem estar presos ou em tocas, e evitar tocar nos alimentos se estiver com machucados nas mãos.

Para denúncias sobre locais que estão manuseando incorretamente os alimentos ou verificação de licença sanitária, deve-se ir ao prédio da Vigilância Sanitária do município, localizado na Av. Henrique Galúcio, N° 1991 – Centro.

Postagens Relacionadas

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...