Servidores da Saúde e Assistência Social do município dialogam sobre combate ao racismo – Prefeitura Municipal de Macapá

I Foto: Arthur Alves/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (21), capacitação em Educação Antirracista para combater o racismo institucional para gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O diretor-adjunto do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Pedro Alencar, falou da importância do evento. “É uma formação específica aos participantes, para assim poderem lidar com a complexidade das relações raciais, marcada historicamente por tentativas de silenciamento de determinados grupos sociais. É mais um momento de fortalecimento da gestão”, ressaltou.

Diretor adjunto do Improir, Pedro Alencar I I Foto: Arthur Alves/PMM

Os participantes do curso foram convidados a refletirem sobre conceitos estruturantes, para a construção dessas práticas a partir de estudos de textos teóricos e de documentos orientadores da educação para as relações raciais, por meio de critérios antirracistas e da discussão coletiva sobre como eliminar conversas no contexto racista.

Segundo o diretor da UBS São Pedro, Alan Figueiredo, a capacitação contribuirá para um atendimento ainda mais humanizado. “É sempre gratificante participarmos de eventos como esses, pois serve para humanizarmos ainda mais os nossos atendimentos dentro da unidade”, disse Alan.

Servidor do CRAS Esperança, Marcos Abelardo I Foto: Arthur Alves

Diretor da UBS São Pedro, Alan Figueiredo I Foto: Arthur Alves

Para o servidor do CRAS Esperança, Marcos Abelardo, assuntos sobre práticas antirracistas contribuem para erradicar as desigualdades sociais. “O tema é delicado e precisa ser trabalhado ainda mais na gestão pública. Participar desse evento me desperta a sensação de esperança para uma igualdade entre as pessoas”, finalizou.

Postagens Relacionadas

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...