Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman Celebra Dia Municipal do Quilombola em Búzios

No último sábado, dia 16 de março, a Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, em Búzios, promoveu um sábado letivo festivo em honra ao Dia Municipal do Quilombola, estabelecido pela Lei 1.021/2014. O evento contou com a presença de ilustres convidados, incluindo o Diretor do IFF – Cabo Frio, Thales Bittencourt de Oliveira, acompanhado pelo professor Vinícius Fernandes, representantes da SEMED e Milton, do Movimento Negro Unificado.

Sob a direção do Mestre Brasília, do Grupo de Capoeira Instituto Cultural Mestre Nagô, juntamente com o Instrutor Alexandre (JAMELÃO) e o monitor Lucas, diversas atividades foram realizadas, destacando-se a contação de história do livro “Cabelo com Jeito Diferente” de Lúcia Fidalgo, apresentações de capoeira e brincadeiras africanas pela Educação Infantil, 1⁰ e 2⁰ anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), bem como a demonstração de Maculelê e a exposição de trabalhos elaborados pelos estudantes.

O evento também foi marcado por interpretações musicais emocionantes, incluindo “Vou me Libertar” pelo 3º ano (EFAI), e “Guerreiros do Quilombo” e “Olhos Coloridos” pelo 5º ano (EFAI). A união da comunidade escolar em celebração a esta data é crucial para enaltecer e fortalecer a identidade quilombola da unidade escolar. A diretora Jaqueline Siqueira enfatizou que tal iniciativa resgata e preserva as tradições quilombolas, enquanto promove uma educação antirracista, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O post Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman Celebra Dia Municipal do Quilombola em Búzios apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios.

Postagens Relacionadas

Empreendedorismo sem fronteiras; A trajetória de Josely Diaz com a JAN-PRO no Brasil

Em um mundo onde as fronteiras econômicas e culturais...